O vereador Josmairo Marostica (Progressistas) apresentou em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Putinga, realizada no dia 19 de julho, o Pedido de Providência 013/2022, o qual solicita ao Poder Executivo que faça uma análise da viabilidade de uma reforma administrativa dos salários dos servidores municipais.

O pedido também reivindica que o Poder Público providêncie o respectivo Projeto de Lei, sugerindo a criação de uma lei para a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA anualmente); e sugere-se uma pesquisa comparativa com o Poder Público dos municípios vizinhos, referente ao salário dos servidores.

Como justificativa, o vereador cita que o último reajuste municipal concedido aos servidores municipais foi no ano de 2019, de modo que os salários e proventos estão defasados desde o ano de 2020. Ele também considera o aumento constante da inflação nos últimos anos, com IPCA a 4,52% no ano de 2020, de 10,06% no ano de 2021 e já estando em 4,78% só neste ano de 2022, gerando depreciação no valor real dos salários dos servidores.

Cita ainda que os municípios vizinhos promoveram reajuste tendo como referência ao valor do IPCA, como na cidade de Ilópolis, por exemplo. Por fim, ele considerando que muitos salários dos servidores estão defasados em relação ao ideal para a categoria em que desempenham suas funções. O pedido do vereador foi aprovado por unanimidade pelos colegas e remetido ao Poder Executivo.

Desenvolvido por: RV Digital