Letícia Boll Vargas esteve conversando com as mulheres sobre o seu papel

Um público de cerca de 100 pessoas participou na manhã de sábado, 12 de março, da homenagem realizada pelo Poder Legislativo de Putinga ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08. A Sessão Solene presidida pela presidente da casa, vereadora Marina de Col Bertuol, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de autoridades políticas locais, convidados, além das nove mulheres homenageadas e seus respectivos familiares.

Cada vereador pôde escolher uma mulher que se destacou na comunidade e que tenha marcado presença em sua vida, para prestar homenagem. Além de um breve resumo da vida de cada uma delas, as nove mulheres receberam uma placa com dedicação e um mimo como reconhecimento.

“Foi muito gratificante presidir esse evento, pois essas mulheres são guerreiras e batalhadoras, fizeram e continuam fazendo muito por nossa comunidade”, disse a presidente do legislativo, Marina Bertuol, que durante seu discurso fez um breve histórico do Dia Internacional da Mulher.

Receberam a homenagem, Ilere Cenci Bertuol, Diana Dalberto, Therezinha Marina Brunetto Fauri, Marinês Camilottti Rossini, Mareni Ana Azzoli Lumi, Neusa Rechemback, Roseli Maria Seghetto Demartini, Maderlaine Dalberto Camilotti, Clacir Borilli Radaelli.

Autora da lei também foi homenageada

Criada em 2006 através da lei 1.376/2006 de autoria da então vereadora Elza Zanuzo Casagrande, a lei permite os vereadores homenagearem uma vez por ano nove mulheres putinguenses.

A autora da lei, recebeu um mimo das mãos da presidente do PSD no Rio Grande do Sul, Letícia Boll Vargas, que ministrou uma palestra destacando a força da mulher na sociedade atual.

Ao final da sessão, a primeira prenda do CTG Querência Xucra, Karen Cristine Berté Marchese, leu uma mensagem a homenageada Neusa Rechemback e a todas as homenageadas.