Município decretou luto oficial por três dias.

F-1303847744-IMG_0451F

Rui Biriva, cantor e compositor muito conhecido no Rio Grande do Sul, morreu nesta segunda-feira, às 22h45min, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O músico, que lançou mais de dez álbuns em quase 30 anos de carreira, deu entrada na emergência do hospital no dia 14 de abril com um tumor no intestino grosso. Estava internado desde então.

Natural de Horizontina, Rui era um dos grandes nomes da música regional e colecionou inúmeros prêmios, entre eles, o Troféu Guri da RBS, e o Top of Mind da Revista Amanhã (categoria Cantores Regionais). Rui Biriva possuía uma identificação com a região Alta do Vale do Taquari. É autor da Canção de Amor a Putinga, música que em 2004, no governo de Gemiro Cason, foi instituída como o hino do município.

A música traduz a realidade diária de Putinga e está na memória de todos os cidadãos. A canção emociona pela força e expressão que desperta no coração de cada putinguense.

O município de Putinga decretou luto oficial por três dias em função da morte do ilustre compositor e baixou as bandeiras em sinal de luto.

O prefeito Municipal Valdir Possebon lamenta o falecimento de Rui Biriva e ressalta a magnífica música composta por ele, que ficará registrada na história de Putinga.

O ex-prefeito Gemiro Cason, consternado com a perda do autor da Canção de Amor a Putinga, disse que o Rio Grande do Sul perdeu uma grande personalidade tradicionalista.

O presidente do Legislativo Putinguense, Fabio Zarbieli uniu-se as manifestações em memória de Rui Biriva.