Depois de um sábado de chuva, no domingo (15/05) o mau tempo deu uma trégua para que os times classificados para a final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Putinga pudessem realizar o certame que definiu o grande vencedor.

O campeonato foi promovido pelo Poder Público Municipal de Putinga, juntamente com o Conselho Municipal de Desporto e apoio do Esporte Clube Floresta. Mesmo realizada em uma tarde cheia de intempéries climáticas a rodada final reuniu grande público.

Uma novidade motivou ainda mais jogadores e espectadores foi à presença do conhecido arbitro da Federação Gaúcha de Futebol, Márcio Chagas da Silva, que apitou jogos do Gauchão, entre eles o Grenal de 29 de abril, além de ter sido escolhido o melhor arbitro da competição, premiação esta que recebeu na noite do último domingo na Radio Gaúcha.

O primeiro jogo da rodada iniciou as 13h45mim quando se enfrentaram Juventude A e Palmeiras na disputa por 3º e 4º. Como o tempo anunciava chuva para o final da tarde, a comissão organizadora optou pela redução de cada tempo para 35min. Desta partida, Juventude classificou em 3º lugar com 5 gols e Palmeiras ficou com a 4º colocação com 1 gol.

As 15h15min iniciou o jogo mais emocionante com a entrada em campo das equipes Xarqueadense e Floresta. Dois times de peso que durante os 90 min de jogo mantiveram o placar de 0x0. Uma partida digna dos grandes clássicos do futebol, onde os jogadores disputaram cada minuto em campo como se fosse o último. No início do segundo tempo à chuva começou a cair, mas a ânsia da vitória estimulava ainda mais os atletas.

Como o resultado se manteve durante a partida, foi nos pênaltis que o campeão se consagrou. Foram 6 pênaltis para cada um. Sendo que o Xarqueadense saiu Campeão com 4 gols contra 3 gols do Floresta. A comemoração foi imediata, os torcedores invadiram o campo para festejar com os atletas o grande momento, o bicampeonato do Xarqueadense, que repete o resultado do ano anterior.

Ainda foram anunciadas mais duas premiações. O título de Goleiro Menos Vazado ficou entre o veterano Claudiomiro Angelo Cenci e o jovem Marcelo Rabaiolli, com 4 gols cada um. O Goleador foi Jordano Moreto do Xarqueadense, com 7 gols.

Para consolidar o sucesso do campeonato, foi entregue uma homenagem a familiares de ex-atletas, que fizeram parte da história das comunidades, e que representaram o município em diversos campeonatos a nível estadual.  Os homenageados desta edição foram Ademir Giusti, Ademar Giusti, Dorvalino Santo Camilotti (Querino) e Lírio Adelino Camilotti. A entrega da premiação a todas as categorias foi realizada logo após o termino dos jogos.

O Poder Público Municipal de Putinga, juntamente com o Conselho Municipal de Desporto agradece a todos pelo apoio recebido na realização deste Campeonato, em especial a Comunidade de Taquara pela acolhida.