Os vereadores de Putinga Cleonesio DallAgnol e Fabio Zarbielli apresentaram em dezembro de 2010 um Projeto de Lei de origem Legislativa que denomina duas ruas no Distrito de Xarqueada e ao mesmo tempo homenageia dois grandes lideres comunitários, Demetrio Danielli e Virgilio Radaelli.

Para se manifestar o vereador Fabio Zarbielli, passou a presidência temporariamente para o vereador Carlos A. Dornelles.

Fabio emocionou-se ao defender o Projeto. Ao falar de Vergilio disse ser um homem muito bom, que a comunidade sente muita falta e que não poderá jamais ser esquecido, pelas boas ações que realizou.

O vereador Cleonesio DallAgnol, falou de quantas vezes presenciou o trabalho que seu Vergilio realizava gratuitamente. “O que a Câmara está fazendo hoje é apenas um gesto de reconhecimento para uma pessoa tão querida”, afirmou. Cleonésio ainda agradeceu a presença da família Radaelli.

Osmar DallAgnol, falou da importância de homenagear lideranças que deixaram marcas na história da comunidade.

Moises Chiesa, falou do grande homem que Vergilio foi e destacou os trabalhos prestados a comunidade.

Enevir Parabenizou a escolha realizada pelos Vereadores, já que Vergilio foi um homem que deixou muitas lembranças através dos trabalhos realizados na comunidades.
Abrelino Rabaiolli falou do grande homem que foi Vergilio e disse que a família deve sentir muito orgulho deste homem que tanto dedicou sua vida as ações comunitárias.
Carlos A. Dornelles falou da grandeza deste homem que tanto se dedicou à comunidade.

Emocionada a senhora Clacir Radaelli, viúva do homenageado, declarou o quanto está feliz com a homenagem prestada pela Câmara de Vereadopres e destaca que este é um reconhecimento pelo trabalho voluntário que Virgilio sempre fez.

Em seguida foi realizada a leitura do Projeto de Lei que homenageia o senhor Demetrio Danielli. O presidente da Câmara, Fabio Zerbielli, destacou que Demetrio foi o responsável por lhe integrar com a comunidade de Xarqueada. “Quando lá cheguei não conhecia ninguém e ele ajudava a as pessoas em todas as ocasiões”. Os demais vereadores parabenizaram a escolha do nome de Demétrio Danielli para denominar mais uma Rua em Xarqueda, já que ele foi uma liderança forte e reconhecida na região.

Conheça mais dos dois homenageados:

Virgilio Radaelli nasceu em Anta Gorda no dia 07 de maio de 1936, veio residir em Xarqueada Putinga ainda criança. Casou-se com Clacir Barilli Radaelli e teve 5 filhos. Agricultor, trabalhou durante 10 anos com a Trilhadeira da Sociedade Ouro Verde em Xarqueada, Taquara, Putinga Baixa e Sobra.

Foi jogador de futebol, bochas, cantor de Reis durante 20 anos, ficou na Diretoria da Escola e do Clube varias vezes, ajudou a construir a Cooperativa Cruzeiro e o campo Xarqueadense.

Foi vacinador de Bovinos no Município de Putinga. Quando falecia uma pessoa na comunidade era ele quem fazia o caixão, depois passou a fazer os túmulos. Por mais de 30 anos foi churrasqueiro em festas da comunidade e de casamentos inclusive em comunidades vizinhas. Trabalhou durante 29 anos nas redes de energia elétrica sem nenhuma proteção.

Demétrio Danielli – Nasceu no dia 10 de Julho de 1923 em Xarqueada. Casou-se com Olga Maria Frozza, tem sete filhos. Agricultor sempre gostou de trabalhar com parreiras no cultivo de uvas. Foi sócio da Cooperativa Cosuel, possuía uma trilhadeira e ficava vários dias fora de casa trilhando trigo e soja nas Linhas Xarqueada, Sobra, Paredão e Putinga Baixa.

Demétrio era proprietário do único veiculo da Comunidade, um Jipe, quando alguém ficava doente e precisasse de socorro era ele quem levava até a cidade. Hospedava funcionários da Prefeitura Municipal, que trabalhavam na Inspetoria Veterinária.
Fazia parte de um grupo Italiano da Linha Xarqueada, fez parte de todas as Diretorias da Comunidade Xarqueadense, Diretoria da Igreja, Diretoria do Clube, Diretoria da Escola, Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Putinga. Foi sócio fundador da Sociedade Hospitalar Dr. Oscar Benévolo.

Fonte: Máxima Comunicação – Lediane Ferreira
Agência de Noticias da Camara de Vereadores de Putinga